quinta-feira, 20 de junho de 2013

Plano de Aula

PLANO DEAULA
GRUPO: 1
SÉRIE: 9º ANO
TEMAS: Grandezas e Medidas.
CONTEÚDOS: Razões Trigonométricas no Triângulo Retângulo.
OBJETIVO GERAL:
·         Aplicar os conceitos de razão e de semelhança de triângulos.
·         Compreender o significado e aplicabilidade das razões seno, cosseno e tangente.
·         Obter relações em triângulos e medidas dos lados de um triângulo retângulo que permitam resolver problemas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Identificar e relacionar, em um triângulo retângulo, catetos e hipotenusa.
·         Resolver problemas em diferentes contextos, a partir da aplicação das razões trigonométricas dos ângulos agudos.

JUSTIFICATIVA:
·         Tendo em vista a grande dificuldade dos alunos na compreensão e aplicação das razões trigonométricas para o cálculo de alturas de prédios, árvores, postes, etc.; são propostas situações problemas em que o aluno irá perceber que se pode calcular alturas (sem medida direta) em função da sombra destes, usando o ângulo de inclinação.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
  • Identificar ângulos da sala de aula;
  • Construir triângulos retângulo usando o transferidor e identificar os catetos e a hipotenusa.
  • Relembrar a ideia de razão como quociente de dois números.
  • Solicitar para que calcule a razão do cateto oposto pelo cateto adjacente de um ângulo qualquerα usando as medidas do triângulo construído.
  • Compare os resultados obtidos por vários alunos. Essa atividade comprova experimentalmente que a razão é a mesma para todo triângulo retângulo com o ângulo definido acima.
  • Cálculo aproximado da altura do prédio da escola.
  • Calcular, aproximadamente, a altura de uma árvore, de um poste, ou qualquer outro objeto. Para tanto os alunos deverão medir, com uma trena, o tamanho da sombra projetada e calcular a altura, considerando um dos seguintes ângulos 30º, 45º e 60º e utilizando as relações trigonométricas.
  • A seguir o professor apresenta aos alunos os conceitos de seno, cosseno e tangente e a tabela de razões trigonométricas, assim como a maneira de consultá-la.
  • Fazê-los conhecer que em uma calculadora científica é possível também verificar os valore de qualquer ângulo agudo.
  • Pesquisar sobre as várias aplicabilidades das razões trigonométricas em situaçõespráticas, como por exemplo, na construção civil.

RECURSOS MATERIAIS E TECNOLÓGICOS:
·         Livro didático.
·         Caderno do aluno.
  • Régua, compasso, esquadro, transferidor.
  • Calculadora científica.
  • Site de busca como o Google;
AVALIAÇÃO:
·         Observação.
·         Atividades em grupo.
·         Pesquisas sobre a história das razões trigonométricas no triângulo retângulo.
·         Avaliação escrita individual e em dupla.




Nenhum comentário:

Postar um comentário