sexta-feira, 7 de junho de 2013

Depoimentos sobre a leitura:


Acho muito importante o hábito da leitura para nós professores. Existem diversas obras muito bem escritas até mesmo da nossa área como por exemplo, quem nunca leu o "Homem que calculava de Malba Tahan" ou até mesmo "A janela de Euclides". Ambos são livros muito divulgados em matemática com uma leitura simples e de fácil compreensão mas que tem o poder de prender nossa atenção, mesmo com o tempo escasso.
Um fato muito marcante em minha vida, foi quando estava no 3º ano do ensino médio já com o aparelho de celular e o mesmo tocou na frente do professor de português. Sua atitude em relação ao que havia acontecido, foi de tomar o aparelho, impondo a condição que só devolveria se fizesse uma redação sobre as vantagens que o aparelho pode trazer para o aluno dentro de uma sala de aula.
Fiz a redação e entreguei ao professor na aula seguinte, recebendo vários elogios da qualidade com que o texto foi produzido sobre determinado tema.

                                         Depoimento de: BRUNO DONADELLI TRAJANO MATTOS

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  3. POEMA DAS EQUAÇÕES
    (extraído do blog da Professora Alice Silva)



    Uma equação é fogo para se resolver
    é igualdade difícil e de grande porte
    é necessário saber todas as regras
    e ter até uma boa dose de sorte.



    A primeira coisa a ter em conta
    quando se olha uma equação
    é ver se tem parênteses,
    é que umas têm outras não.



    Se tiver, é por ai que tudo deve começar.
    Sinal "+" antes: fica tudo igual.
    Mas tudo o que vem a seguir se deve trocar
    se antes do parênteses o "-" for o sinal.



    A seguir...alerta com os denominadores!
    Todos têm que ter o mesmo para se poder avançar.
    Os sinais negativos antes de fracções
    são degraus onde podem tropeçar.



    É preciso não esquecer nenhum sinal
    e estar atento ao coeficiente maroto
    e se um termo não interessa de um lado
    muda-se o sinal e passa-se para o outro.



    Quando a incógnita estiver sozinha
    podemos então dar a tarefa por finda. E então,
    sem nunca esquecer o que foi feito
    escreve-se o conjunto solução.



    Professora Alice Silva















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